O que é a depressão e como ela afeta o cérebro
- Equipe Instituto Renascimento
- 14 de jan. de 2024
- 1 min de leitura

A depressão é um transtorno mental que se caracteriza por uma tristeza profunda e persistente, perda de interesse por atividades que costumavam ser prazerosas, alterações no apetite e no sono, cansaço e falta de energia, dificuldade para concentrar-se, sentimentos de inutilidade e culpa, e pensamentos de morte ou suicídio. A depressão pode ser leve, moderada ou grave e pode afetar pessoas de todas as idades.
A depressão afeta o cérebro de várias maneiras. Por exemplo, pesquisas têm mostrado que pessoas com depressão têm alterações no funcionamento de
algumas áreas do cérebro, incluindo a amígdala, que está envolvida na regulação das emoções, e o hipocampo, que é importante para a memória e o
aprendizado. Além disso, as pessoas com depressão podem ter alterações na produção e na regulação de certos neurotransmissores, como a serotonina e a noradrenalina, que são importantes para a regulação do humor e do estado de ânimo.
É fundamental que se procure um especialista para tratar medicamentosamente, a critério médico e um Terapeuta auxiliar no manejo desse transtorno.
Comments